Fala pessoal! Vou estrear essa seção do site falando sobre um assunto que é de extrema importância: a caminhada diária com nossos cães. Eu sei que muita gente fala sobre isso, mas na realidade pouca gente faz. Todos sabemos que a comunidade de cães domésticos aumenta muito a cada dia, mas poucas pessoas entendem de verdade como certos aspectos da vida do cão fazem toda a diferença.
Caminhar é preciso, para nós e principalmente para os cães. A falta de atividade física, bem direcionada, pode ser o início de uma série de comportamentos complicados nos cães. Cachorros domésticos que vivem uma vida tediosa, sem atividade física e apenas com interação afetiva dos humanos, tendem a se tornarem cães inseguros, possessivos, muitas vezes reativos e muito difíceis de conviver.
Um dos grandes motivos pelos quais muito gente evita de caminhar com os cachorros é justamente a dificuldade que elas encontram em controlar seus cães ao longo dessa atividade. Isso é muito típico e acontece por falta de conhecimento de como condicionar o cão ao uso do equipamento (coleira e guia) e como ele deve se movimentar com você.
O trabalho de condicionamento com a guia é de extrema importância e envolve a dedicação diária da família. Ter a ajuda de um profissional na primeira etapa de adaptação pode ajudar bastante, especialmente para donos de primeira viagem. Um bom profissional pode te orientar quanto ao uso correto dos equipamentos, os modelos adequados para cada caso e como colocar em prática os exercícios que vão garantir o sucesso dessa atividade no futuro.
Dito isso, existem muitos cães que tiveram uma prática indevida na guia durante um longo período de tempo e assim criaram hábitos péssimos durante a caminhada. Mais uma vez é importante ter a análise de um profissional que possa te ajudar a encontrar a melhor solução para re-condicionar seu cão da forma correta.
Nós oferecemos um serviço específico para essa necessidade aonde trabalhamos com o cão e família com o objetivo de fazer da caminhada uma atividade mais tranquila e harmônica. Se você está tendo problemas com seu cão nessa esfera, não deixe o problema se agravar ainda mais. Boa parte dos cães que apresentam problemas na caminhada tem outros aspectos de comportamento que podem ser ajustados durante um treinamento. Alguns desses comportamentos podem ser observados até mesmo dentro de casa.
Caminhar lá fora faz uma diferença enorme na saúde física e mental dos cães. Pense também, o quão bacana isso pode ser para você humano! Caminhando juntos, você e seu cão fortalecem a sua relação e vivem juntos grandes experiências, todos os dias.