Oi gente, tudo bem? Conforme explicado no artigo anterior sobre a importância da atividade física para o cão, hoje vamos abordar a prática de forma correta, com as ferramentas certas para que você o conduza da forma adequada. O que vemos com frequência é o cão puxar muito na guia, latir para outros cães, pular nas pessoas na rua, andar de um lado para outro cruzando entre as pernas de seu dono, podendo derrubá-lo no chão tornando estes passeios, verdadeiros momentos terror, estresse, frustração, situações fora de controle e muitas vezes perigosas.
Todas os lugares, situações urbanas e sua rotina, seu dia a dia, devem ser apresentados para o cão através de seu dono. Isto requer treinos e práticas diárias até que seja atingido o resultado desejado, pois esta rotina de passear com seu cachorro deverá tornar-se hábito, pois será mantida por toda a vida do cão. Então quanto mais fácil, melhor e mais prazeroso se torna!
Um dos pré-requisitos mais importantes para o sucesso do passeio estruturado é a escolha da ferramenta correta. O ideal é contratar um profissional experiente para lhe indicar os melhores materiais, os mais seguros e que facilitarão o treinamento para vocês.
Importante que o profissional escolhido por você lhe ensine a utilizar as ferramentas para que sua comunicação com seu cachorro seja construída de forma clara, direta, fazendo uma associação com a guia, coleira e etc. de forma positiva, motivando o cão a participar e querer aprender. Todos os exercícios são feitos com calma, paciência e muitas repetições. É esta a palavra chave para ensinar seu cão a realizar os passeios com qualidade: repetição. Não somente passeios, mas treinos de obediência e muitas outras coisas que vamos falar em outro tema, ok!!
Podemos iniciar estes treinos desde filhote. É super importante começar a ensinar e trabalhar o cão em sua construção desde o dia 1 em sua casa. Agora, se o cão já é adulto e possui alguns vícios de comportamento (repete os mesmos comportamentos para as mais variadas situações ou somente em determinadas situações) faremos então algumas modificações comportamentais que também dão super certo e valem muito a pena. Os resultados são excelentes para todos vocês.
Vale lembrar que alguns cães como por exemplo: cães de trabalho; de guarda e proteção, requerem um treino diferenciado pois eles também garantirão a segurança de seu dono durante o passeio. Para os cães domésticos, membros da família, os treinos são mais simples e sua postura como líder e protetor de seu cachorro deve estar clara e bem definida na cabecinha dele.
O passeio estruturado é praticado em todos os lugares que você levar seu cão, e este começa antes mesmo de saírem de casa. Ele consiste em:
Ensinar seu cão a andar ao seu lado
Respeitar portas
Locais onde passam por muitas pessoas e outros cães
Elevadores,
Locais com muitos estímulos
Locais mais calmos
Enfim, ensinar seu cão a como se comportar em qualquer local e prepara-lo para qualquer situação urbana que faz parte de sua rotina. Aliás, construir uma rotina equilibrada com regras, algumas restrições e brincadeiras saudáveis nos momentos certos são a receita do sucesso para se ter um cão equilibrado!
O passeio estruturado é dividido em 3 etapas:
Caminhada (atividade física)
Pausa para necessidades fisiológicas / momento de brincar um pouco com o cão, interagir com o local
Retomada da caminhada (atividade física)
É importante procurar ajuda de um profissional experiente para ensinar você a treinar seu cachorro, principalmente no início. Importante também respeitar os limites e ou restrições físicas de cada cão, desenvolvendo-o gradativamente e sempre avaliar o cão individualmente. Cada caso é um caso, certo! E que vocês possam usufruir de momentos incríveis juntos em segurança e harmonia.