Place. O que é e para que serve?

Place é um substantivo em inglês e sua tradução pode significar um lugar, um local ou uma posição. Não somente eu, mas muitos adestradores utilizam-no como um comando dado ao cão, com objetivo de tratar alguns problemas ou realizar algumas modificações comportamentais, praticando este exercício de equilíbrio e tolerância em seu treinamento. Pode ser utilizado também em cães de trabalho, somando mais um comando em sua rotina de treino.

Exatamente como disse acima, Place é um exercício de tolerância, esta palavra que vem do latim tolerantĭa, é um termo que define o grau de aceitação diante de um elemento contrário a uma regra moral, cultural, civil ou física. Para os cães, significa uma tolerância física (ficar parado) e emocional (atingir um estado de relaxamento), pois quando o cão é direcionado e colocado no place, sua permanência será inegociável, mesmo que ele queira quebrar este exercício saindo da posição, querer morder algo, latir e etc, ele terá de permanecer exatamente ali, “estacionado” no local indicado por você. Em se tratando de resolver problemas comportamentais, o “Place” é peça fundamental para que o cão entenda sua rotina diária de treino, deixando claro o que ele não pode fazer e tudo o que ele pode fazer. Desenvolver seu cachorro e deixar claro para ele quando serão estes momentos: seja de descontração e afeto, de fazerem um passeio estruturado, os treinos diários e o momento de não fazer absolutamente nada, apenas praticar o conceito de existir no mesmo ambiente em que nós humanos, literalmente deitar, relaxar e mais nada.

Segundo dia de intensivo comportamental com as meninas e aproveitei para treiná-las no place, enquanto tentava cozinhar (não sei), incluindo muito barulho e minha movimentação como distrações. Objetivo: que elas relaxem independente do que eu faça. Elas ainda se assustam com muita facilidade a tudo que é novo, diferente, entãooo bora treinar!

Para construí-lo é necessário ter paciência, calma e muita repetição, sem pressa para chegar ao resultado final, pois é desenvolvido gradativamente e precisa estar claro para o cão o que ele significa na prática e para que toda a família compreenda a importância deste exercício, sendo mantido e respeitado por todos. Place é um local escolhido por você dono do cachorro, onde o ele permanecerá deitado e relaxado e ninguém irá até ele. Este é um momento do cão e ele saberá que quando for para o place, estará em seu “paraíso” em seu “lugar de relaxamento” como costumo dizer, sem ser tocado, sem ter contato verbal ou qualquer interação. O tempo de duração é irrelevante, pois com o passar do tempo e prática, torna-se um hábito saudável do cão, fazendo parte de sua vida e de sua rotina.  Você verá que após ser construído, estar claro na cabecinha do cachorro, ele irá muitas vezes sozinho para o seu momento de relaxar kkkk. Não se prenda a minutos, a horas ... o mais importante é ter certeza de que seu cachorro realmente está relaxado e curtindo essa nova situação.

Depois de cozinhar, limpar toda sujeira... Olha as bonequinhas da tia aí dando um show de relaxamento no place, já no segundo dia de intensivão comportamental. Delíciaaaaaaa, bora, vamos em frente meninas!

Até ser realidade na vida de vocês, até estar tudo certinho, é necessário fazer muitas repetições, um tempo de treinamento (que varia de cão para cão) para chegar ao resultado desejado, tudo bem? Então, fique tranquilo e não tenha pressa, mas treine!

Estímulos diversos são somados durante a construção deste comando, durante sua execução, para garantir que seu cão não se distraia e saia do place, independente do que está acontecendo ao seu redor, pois permanecerá nele, até sua liberação.

Mudando de local, mudando de tapetes, agora com seus colchões, enquanto a tia trabalha, elas praticam o conceito de existirem no mesmo local, sem precisar ficar uma em cima da outra o tempo todo. O resultado: cada uma no seu canto do sossego, no seu momento relaxamento. Maravilhoso meninas, boraa vamos em frente!

Para cães de trabalho, o “place” pode ser também um local indicado para ele permanecer aguardando um novo comando, podendo estar relaxado (este também é um comando que desenvolvemos no cão) ou no place mas em modo de atenção (comando que desenvolvemos no cão de guarda); sendo uma vantagem a meu ver, no comportamento deste tipo de cachorro, caso seu dono queira agrega-lo em sua rotina de treino.

Os benefícios deste treino são visíveis no seu dia a dia, tendo um cão mais calmo dentro e fora de casa. Este exercício contribui e muito para extinguir hábitos indesejáveis e comportamentos destrutivos como: roer tudo que vê pela frente, ficar correndo pela casa derrubando tudo e todos que encontra no caminho, pular nas pessoas, “roubar” coisas ou objetos (pegar e sair correndo) e por aí vai. Place torna possível você poder levar seu cão para onde quiser: casa de amigos, familiares, restaurantes e bares que são petfriendly, poder receber pessoas em casa, tendo realmente ao seu lado, um parceiro para todas as horas.

image.jpg

Este exercício, aliado a algumas regras e restrições, é obrigatório para todas as famílias que possuem mais de um cachorro em casa, garantindo entre eles, um relacionamento saudável. Todo cão tem sua individualidade, assim como todo ser vivo e o tempo de interação entre eles precisa ser administrado com sabedoria e a ajuda de um profissional. Todas as situações na vida do cachorro têm seu momento certo e precisa ser ensinado a ele. Então, nada de ficar pulando etapas ou querer fazer tudo ao mesmo tempo com seu cachorro, tudo bem? Uma coisa de cada vez, cada exercício por vez, sem euforia ou desespero. Place é um momento leve, gostoso para você e para o cachorro, é estar aqui, agora e nada mais.