Olá pessoal, tudo bem ? Neste artigo quero mostrar para vocês um exemplo de um passeio perfeito, um dia de passeio no parque ideal para você, seu cão e toda a família. Costumo fazer muitas aulas nos parques de São Paulo e no intervalo entre uma aula e outra, me deparei com este casal (lindooooo) que aparece no vídeo, onde pedindo sua autorização, pude filmá-los e batermos um papo rápido sobre a importância deles estarem utilizando a caixa de transporte com seu filhote, inclusive levando-a sempre com eles, garantindo o bem estar e a segurança do Simba, um Pug delícia com 7 meses de idade.
Desde já quero agradecer a boa vontade, gentileza e educação do casal e o pequeno Simba, juntamente com a participação especial do Raffaele (estavamos fazendo uma aula de dessensibilização com seu cão de guarda), ele que me incentivou a fazer o vídeo e conversar com o casal. Muito obrigada a todos!
A Caixa de transporte proporciona uma série de benefícios no comportamento dos cães, entre eles está o de ensinar seu cão um momento dele não fazer absolutamente nada, apenas descansar e relaxar. É muito importante ensinar seu cachorro que durante sua vida ele terá momentos de interação com você e sua família (brincadeiras, passeios, afeto) e terá também o momento de estar sozinho, calmo e tranquilo. Precisamos deixar claro na cabecinha do cachorro que: quando ele for para a caixa de transporte, ninguém irá interferir neste seu “cantinho do paraíso” como costumo brincar. A introdução da caixa de transporte é feita de forma positiva e será necessário a ajuda de um profissional experiente para ajudá-lo pelo menos no início do processo. Feita a introdução desta maravilhosa ferramente de trabalho na rotina do cão, ela pode e deve ser levada para qualquer lugar que for levar seu cão, seja em um bar ou restaurante pet friendly, na casa de amigos ou parentes, para um passeio no parque, para viajar, onde através dela, seu cão saberá para onde ir caso queira descansar em segurança e com sua soneca garantida. Quando o cachorro é de porte médio ou pequeno facilita e muito sua mobilidade com a caixa de transporte, mas se o cachorro for grande, um comando maravilhoso a desenvolver é o “place”, que é o local por você indicado para seu cão deitar e relaxar (este comando também será necessário a ajuda de um profissional para ajudá-lo na introdução e desenvolvimento corretos).
Então fica uma valiosa e importante dica que faz toda a diferença na qualidade de vida de seu cachorro e nos momentos incríveis que terão juntos pela frente.
Sempre digo aos meus clientes que mais vale um passeio feliz, saudável e seguro para toda a família do que arriscar a sorte e de repente o passeio terminar em um hospital veterinário porque seu cachorro foi mordido por outro cão, ou tiveram que voltar mais cedo por não ter um local que ele possa descansar em paz.
Veja também sobre como fazer um passeio estruturado com seu cão.