Quando chega a hora de partir

image.jpg

Acredito que alguns de vocês já passaram por este momento, que por mais difícil que seja, ele vai acontecer, pois tudo têm seu início, meio e fim. O que posso dizer com minha experiência recente é: seu cão, independentemente do tempo que esteve em sua vida ao seu lado, viveu com plenitude e aproveitou cada minuto, cada momento. Eles possuem uma percepção diferente da nossa, em se tratando do tempo, eles percebem o dia claro e a noite, escuro. Não sabem que dia, mês e ano estão, mas estão no presente, aqui e agora. O tempo de vida deles voa se comparado ao tempo de vida de um ser humano e alguns dizem que vivem pouco porque nascem sabendo amar, o amor puro, livre. Há quem diga que é devido a sua estrutura biológica, sua classificação como espécie canina. Entretanto, chegam em nossas vidas com mudanças extraordinárias, às vezes, viram-na pelo avesso, mas nos fazem perceber a verdadeira importância de estar presente, aproveitando e sentindo cada momento juntos.

Gosto de dizer aos meus clientes e amigos, quão necessário e recompensador é respeitar a individualidade do cão, permitindo fluir suas aptidões, sua vocação que surge juntamente com os treinos e exercícios diários, conhecendo-o dia a dia, incluindo as regras e disciplina. Quanto mais equilibrado o cão, mas ele evolui, mais satisfeito você fica e mais parceiros se tornam. Sendo assim, quando chega o momento de partir, fica a saudade de tantos momentos maravilhosos, muito bem vividos (uma saudade boa) e jamais uma lembrança do que poderiam ter vivido e aproveitado, caso tivessem feito isso ou aquilo no passado.  A gratidão e o amor se fazem presentes para sempre, mantendo-os vivos em nossos corações e em nossas lembranças.

Você pode escolher entre pegar um novo cão, esperar, dar um tempo para escolher um novo amigo ou pode escolher não querer mais. Saiba que cada pessoa tem seu tempo certo, seu momento de decidir o que quer fazer e todos estarão certos se forem guiados pelos seus corações.

A cada nova experiência com um cão novo, seja adotado ou comprado, abrem-se novas oportunidades de desenvolvimento, de vivenciar momentos únicos, novamente inesquecíveis.

No meu caso, em que tive a oportunidade de me despedir de minha parceira, sim ela sabia que estava partindo e que eu havia deixado ela escolher (pois estava sofrendo fisicamente), assim como eu também sabia que nosso ciclo, nossa jornada havia chegado ao fim. Um grande amigo me disse uma vez: se prepare, pois, isso um dia vai acontecer, um dia ela vai morrer. E fiquei pensando que, na verdade tudo têm seu início, meio e fim, que alguns mudam de forma, outros de lugar, mas todos os seres vivos, todas as formas de vida estão em movimento, em transformação e seguindo o fluxo da grande Mãe Natureza. Descobri então, que não existe um preparar-se, um estar pronto para se despedir, mas como aproveitar cada dia de vida dela ao meu lado, fez uma diferença enorme para ambas, no dia que ela se foi. Hoje sinto uma gratidão enorme de poder ter tido uma parceira tão incrível, tão amorosa e tão engraçada por 9 anos incríveis.

image.jpg

O que gostaria de dizer a vocês através deste artigo por minha humilde experiência pessoal é para não ficarem tristes, mas gratos de coração e mente leve porque é isso que eles querem de nós, querem que continuemos seguindo em frente com tudo que aprendemos com eles e que podemos aprender com um novo parceiro se assim quisermos. Ficava pensando enquanto as pessoas me desejavam os pêsames, os seus sentimentos de profunda tristeza pela minha perda, mas eu perdi o que, pensava eu? Ela sempre foi livre para ser quem ela era e brilhou muito por isso, porque minha cachorra era amor puro, era alegria e muito companheira e todos estes dons pertencem aos cães, não era exclusivo dela. Claro, para mim ela era perfeita! Incrivelmente maravilhosa, kkkkk.

Aaahhh mas a saudade? Realmente ela dói, aperta o peito às vezes, porém muito maiores se fazem as boas lembranças, o amor e as alegrias que ela me proporcionou em vida, jamais me permitindo ficar triste. Este é um dos trabalhos mais importantes para o cão desempenhar na vida de seus donos: fazê-los felizes, se sentirem amados e protegidos. Então, podemos começar a observar nossos sentimentos, o que eles causam em nós e como vamos manifestá-los. Os cães ensinam para nós humanos, como é simples amarmos uns aos outros. Um exemplo disso: vocês já viram cães que não gostam quando pessoas brigam, gritam ou se agridem? Alguns tentam separar, outros ficam com medo e outros ficam tristes. Os animais, a Mãe Natureza sempre caminha para a união, para o bem maior do maior número de seres vivos possíveis.

Muito válido respirarmos com calma, apreciarmos cada lembrança boa e viver bem, um dia de cada vez, buscando nosso melhor, pois era isso que seu cachorro queria de você.

Dedico este texto a todos nós que já passamos pelo processo de despedida de nosso anjo guardiões de 4 patas.

image.jpg

Sejam felizes, vivam a vida e que venham muitos, milhares de amores em forma de cachorro.