O que é preciso saber antes de decidir comprar ou adotar um cachorro.

Oie, tudo bem? Vamos conversar sobre a decisão de ter um cachorro, independente se for comprar ou adotar (sem julgamentos do que é certo ou errado, pois cada um tem o direito de escolher seu parceiro ideal, tudo bem?). É imprescindível tomar esta decisão com muita calma e consciência, então vamos em frente que ajudo vocês!

Existem alguns pontos extremamente importantes que precisam ser amadurecidos na mente e no coração de vocês, um planejamento a curto, médio e longo prazo, estruturar a rotina e reorganizar a vida de toda a família, já incluindo seu (sua) novo (a) integrante. Esta escolha vem acompanhada de uma série de responsabilidades, algumas privações e restrições, porém milhares de momentos maravilhosos.

Quero que faça as seguintes perguntas para você mesmo: Para quê quero um cachorro? Em qual parte da minha vida ele se encaixa hoje?

Saber qual papel ele irá ter em sua vida, quais horários irá disponibilizar do seu dia para ensiná-lo, treiná-lo e ter o cão que sempre quis ter por toda a vida de ambos, fará uma diferença enorme no resultado obtido, evitando frustrações futuras. Preparar seu financeiro (pois ter um ou mais cães custa caro, requer despesas fixas, mais alguns imprevistos que podem ocorrer), organizar a casa/apartamento para sua chegada, escolher um profissional para fazer a introdução do filhote ou cão adulto na sua casa e iniciar o processo de adaptação + treinamento, extremamente importantes, tornando este momento mais fácil e prático.

O que você espera de seu cachorro também é uma pergunta importante pois lhe direcionará para um cão específico, sendo de raça ou não, facilitando sua escolha referente ao seu porte/estrutura e temperamento. Um profissional experiente também pode lhe auxiliar na escolha do cão ideal, compatível ao seu estilo de vida, onde a escolha certa evitará frustrações futuras.

Entre conversas com amigos e familiares todos opinam, aconselham e lhes auxiliam na escolha do novo membro da família, entretanto, esta é uma escolha particular, que e deve ser feita por você, o responsável pelo cão, deve ser muito bem pensada e colocada em sua vida, em seu dia a dia, sem ser tomada por impulso ou porque achou o cachorro bonitinho. Lembre-se: Os cães vivem pouco tempo ao nosso lado se comparado ao nosso tempo de vida, porém conte sempre com pelo menos 10, 15 anos dessa parceria incrível que irão ter, todos os dias de suas vidas e sua fase de filhote dura muito pouco tempo, perto de toda a idade adulta em que ele estará ao seu lado.

Uma rotina estruturada, organizada, com hábitos saudáveis é a receita do sucesso para vocês.

image.jpg

Esteja consciente de que tudo que envolver seu cão, será de sua inteira responsabilidade: sua alimentação, suas necessidades fisiológicas (recolhê-las sempre), seu comportamento, sua saúde, suas atividades: físicas, os momentos de descontração, afeto e brincadeiras. Sempre digo aos meus clientes que alimentar um cão, dar água e um lugar para dormir são necessidades básicas e estão longe de serem qualidade de vida para ele. Quem ama seu cão, cuidará dele, desenvolvendo-o, treinando-o e aproveitando todo o companheirismo, amor e zelo que eles têm por nós, humanos.

Um outro ponto importante para ter em mente antes de optar por mais um cão é o fato de que, se já existe um cachorro na casa, significa que tudo, absolutamente tudo será em dobro (triplo se forem 3 cães e assim por diante) a partir do dia 1 da chegada desse cachorro. As despesas com alimentação, medicamentos, as ferramentas de trabalho (guia, coleira, brinquedos educativos, caminha, caixa de transporte e etc), os treinos, sua disponibilidade para treiná-los; enfim, todos estes processos serão incorporados na rotina de vocês e será necessário administrar muito bem o seu tempo de interação com eles, que deverá ser dividido em: entre você e o cão novo, você e o cão que já estava na casa (veterano, rsrs) e entre você e os cães. A palavra chave aqui é organização e reestruturação das novas rotinas. Os hábitos novos devem estar prontos estrategicamente falando e devem ser colocados em prática à partir do dia 1 do cão novo na casa.

image.jpg

Então, sempre avalie os dois lados: o seu e o do cachorro, se conseguirá proporcionar e manter a mesma qualidade de vida que possui hoje, agora juntos. Pense, repense, pense novamente para excluir qualquer atitude por impulso e escolha o melhor para todos os envolvidos.

E lembre-se sempre, você não está sozinho, conte comigo!